domingo, agosto 19, 2007

Viagem Medieval 2007 - Perspectiva de fora e de dentro


Faz hoje uma semana que terminou mais uma edição da Viagem Medieval. Na minha opinião (como a da maioria dos visitantes, comunicação social, organização e participantes) esta foi a melhor de todas até agora realizadas. A nova organização do espaço foi brillhante o trabalho voluntário/amador das associações, participantes e organização é cada vez mais profissional no que se refere à qualidade. Ver as históricas ruas de Santa Maria da Feira, onde Portugal cresceu, completamente cheias de turistas/visitantes com um brilhozinho nos olhos (como aquela música do Sérgio Godinho) admirados com tanta beleza e recuando a um período por si só fascinante é , no mínimo, fantástico. Após uma semana já sinto alguma nostalgia a escrever sobre a última edição da Viagem Medieval. Passo por aquelas ruas, agora despidas de pessoas, com o comércio local novamente sem visitantes e penso que a Viagem Medieval é sem dúvida o melhor que Santa Maria da Feira e as suas gentes produzem. Sim, todas as gentes já que o evento é feito por todos. Em conversa com um (agora amigo) casal polaco, que vendia na zona dos mercadores, disse-lhes que se eles estavam tristes toda a Viagem estava triste. O evento apenas se faz porque todos participam e dão o seu melhor. A Viagem Medieval em Terras de Santa Maria é a melhor porque o artesão "xpto" é tão importante como o cambista volante, como a menina que vende na taberna, como o actor que interpreta o papel de João Álvares Pereira ou como o representante de determinado projecto. Há muito gente que não dá a cara e que realiza trabalhos (sim no plural) fundamentais no bom funcionamento da Viagem. Por isso (e sem hipocrisias porque quem me conhece sabe que não sou hipócrita) aquele prémio de cavaleiro da Ordem da Viagem Medieval que recebi na última noite foi uma das melhores coisas que me aconteceu, mas trocava o meu nome por uma série de pessoas que conheçi na Viagem.

Continuando a escrever sem hipocrisias digo que o futuro da Viagem Medieval é prometedor. Passo a explicar. Existem muitos voluntários ou praticamente voluntários no organograma da Viagem que "nasceram" para o Mundo a participarem como "carolas" em determinada área. Contudo gostaram tanto d participar que voltaram a repetir a experiência mas ao mesmo tempo investiram e dirigiram a sua formação académica para áreas relacionadas com a Viagem Medieval. Assim "cresceram" com o evento. Muitos destes já terminaram a formação ou estão praticamente a terminar e trazem novas ideias e novos projectos. Por isso a Viagem continuará a ser a melhor e cada vez será mais grandiosa. Não quero parecer injusto e esquecer algum nome, mas sinto-me na obrigação de citar alguns. Lembro-me da Liliana Sousa que coordenou o projecto do voluntariado. Selecionar, conduzir, formar, etc, etc, etc mais de 200 pessoas com humores diferentes não deve ser nada fácil. Fantástico trabalho de uma ótima profissional e de uma óptima pessoa. Lembro-me da Rita (ritinha) que participava na animação do Bosque e que para além do trabalho no bosque ainda "tapava buracos" sempre que era necessário. Óptima profissional, com formação na área de teatro e que conhece a Viagem há anos. Lembro-me da Anabela Pinho que organizou a animação do castelo (grande simbolo feirense). Trabalho brilhante, com muita qualidade e diariamente com lotação esgotada. Para além disso ainda dirige o feliz e extraordinário produto "Ceias Medievais". Lembro-me da Luisa Magalhães e da Liseta Vieira que coordenavam o espaço dos trajes. Sabem como ninguém que tecidos, cores, padrões e modelos se vestiam na Época Medieval. Fazem dezenas de visitas a feiras medievais para estudar o mercado. Por último (certamente não será a última, mas não me recordo de mais ninguém) a Celina Marques. Conhce como ninguém quem vende dentro do perímetro da Viagem. Conhece as pessoas pelo nome, sabe o que eles vendem e durante o evento tenta sempre agradar a Gregos e Troianos. Digo-o, novamente sem hipocrisias, que adorava ter estas pessoas a trabalhar para mim ganhando mais do que eu se necessário. O Futuro espera por elas.

Como nota final ficam as saudades da Viagem Medieval e o desejo que o ano passe rápido para voltar a ver as ruas de Santa Maria da Feira repletas.

2 Comments:

Blogger Unknown said...

n podia estar mais de acordo ctg...
é graças a essas pessoas k pudemos ter um digno projecto de futuro...
e é graças a elas k a viagem está comparada, como evento cultural, ao rock in rio lisboa...
deveras a melhor feira medieval da europa... e quiçá, futuramente, a maior do mundo...
vamos trabalhar para isso...
xauzao amigo!

20/8/07 00:06  
Anonymous Anónimo said...

Assino por baixo:)

Não devemos ter como objectivo sermos os melhores mas sim fazermos sempre o melhor possível!
Acredito que a humildade é dos ingredientes fundamentais da organização deste evento!

E por mais que os visitantes se fascinem pela "nossa" Viagem, por mais que tragam amigos e que todos juntos invadam por completo as nossas ruas...só sente verdadeiramente a viagem quem a vive e não quem apenas a visita!

E é aquela música..aquela magia..o bater daqueles corações..que nos deixam saudosos e convictos de que vale a pena querer e fazer sempre melhor!

Obrigada por tudo Tiaguinho:)

24/8/07 12:34  

Enviar um comentário

<< Home