quarta-feira, novembro 15, 2006

Lancóbriga – a Atlântida Perdida (talvez) em Terras da Feira

Nos últimos tempos, um cientista português, num estudo verdadeiramente patriótico, publicou um trabalho em que dizia que a Atlântida – a mítica civilização desaparecida – encontrava-se em Lisboa. O cientista dizia que Lisboa deixou de ser uma de ilha por causa de um tsunami. Esta teoria fez-me pensar numa outra, mas agora situada em Terras da Feira.
Alguns historiadores, a maioria feirenses, atribuem ao castro situado em Fiães a velha e mítica civilização romana de Lancóbriga. O imperador Antonino, no século II no seu “Itinerário” menciona três importantes localidades, Cale, Lancóbriga e Talábriga. Cale é indiscutivelmente Gaia, partindo deste ponto fixo, seguindo a estrada romana, o local que está marcado como Lancóbriga é situado provavelmente no Castro do Monte de Santa Maria, em Fiães. Talábriga será possivelmente em Albergaria-a-Velha. Se esta explicação for a correcta, o Castro do Monte de Santa Maria seria o centro de Lancóbriga. Isto significa que teríamos um dos pontos mais importantes da presença romana na Península Ibérica em Terras de Santa Maria. Mito ou realidade? Ninguém sabe.
Alguns historiadores, devido a alguns relatos, colocam este povoado perto de Lisboa. Outros especialistas, também devido a outros relatos, não duvidam que este se situa em Fiães. O regionalismo por vezes é culpado da falta de rigor histórico. Arqueólogos que estiveram nas escavações do Monte de Santa Maria dizem que este é um castro banal mas tem como grande característica a sua ligação às estradas romanas. Mas não poderá ser este o elo de ligação a Lancóbriga? Nos relatos históricos diz-se que de Cale a Lancóbriga estariam 13.000 passos (sim, esta era a medida romana) o que dá 19.235 metros. Esta é aproximadamente a distância que separa O Monte Santa Maria de Gaia... É caso para dizer: “E esta hein?” Os documentos escritos são apenas relatos e não fontes históricas de plena confiança e por isso as dúvidas.
Talvez nunca se vá descobrir onde se situava Lancóbriga e cada Localidade tentará trazer para si a localização deste povoado. Afinal Viriato (o grande Lusitano) também nasceu em vários sítios, Portugal nasceu em vários locais (Guimarães, Porto, Feira...) e o Brasil foi descoberto por espanhóis...estas são apenas algumas teorias que provam que o bairrismo e regionalismo são ainda importantes nos dias de hoje apesar de estarmos numa sociedade global.
Mas existem certezas em relação ao Castro do Monte Santa Maria. O castro é de origem Celta, mas com a expansão romana rapidamente este povo foi derrotado. Este foi ocupado durante o período do Império Baixo romano. Depois foi ocupado e arrasado pelos bárbaros do Norte, mais tarde pelos mouros e depois deixado ao abandono já que nas sociedades medievais e modernas estas fortificações não tinham importância. Já muito perto do nosso tempo as populações em redor do castro utilizaram as suas pedras – “bonitas e de boa qualidade” – para a construção de habitações. Outra das certezas é que o castro está ligado a diversas vias romanas e estas de certeza são de extrema importância.
O castro foi apenas explorado nas camadas superiores e sem a exploração das camadas inferiores será impossível descodificar a importância daquele povoado. Das primeiras escavações apareceram diversas moedas de ouro e prata.
Mesmo que sejam o “Indiana Jones” não tentem escavar o castro porque são vários metros de profundidade para atingir vestígios deste género.