quarta-feira, novembro 15, 2006

Santa Maria da Feira – de onde vem o nome?

São poucas as teorias acerca da origem do nome Santa Maria da Feira e eu apresentarei uma que parece lógica, muito simples de perceber e justificada. Como podemos ver, o nome divide-se em dois. Santa Maria e Feira. Relativamente ao primeiro desconheço estudos sobre o seu uso. A única teoria que conheço é apresentada nas Memórias Paroquiais de 1758 (que explicarei no próximo artigo) que diz que esta região foi habitada por leoneses e que estes baptizaram estas terras de Santa Maria. Parece-me irreal e remota esta hipótese. A minha explicação é simples e irei obviamente justificá-la. Santa Maria deriva da povoação que existiu em Fiães, no Monte Santa Maria. No Monte Santa Maria existiu o povoado mais antigo das Terras feirenses e certamente a sua hegemonia foi sempre patente durante o período celta, romano, bárbaro e mouro. Não podem esquecer que existiam poucos núcleos de povoações importantes e as distâncias entre estes povoados eram grandes. As florestas eram apenas para os selvagens, os que não pertenciam à sociedade.
Tal como apresentei no último artigo, o castro de Fiães tinha uma enorme importância porque ligavam-lhe as vias romanas e provavelmente era uma das principais fortificações da Península Ibérica. Assim, não é de estranhar que este Monte Santa Maria fosse conhecido e reconhecido não só na Península mas também no mundo romano. Com as invasões bárbaras e mouras (entrando na época medieval) este género de fortificações perdeu importância porque já não conseguiam proteger convenientemente. Para isto também contribuiu o aparecimento de novas fortificações. Não, ainda não estamos a falar do Castelo de Santa Maria da Feira que esse é do século X. Os novos senhores destas terras faziam uma vida nómada o que não permitia que existisse um local fixo para viver. Sobreviviam a roubar e a pilhar deambulando de terra em terra.
Avançando um pouco no tempo chegámos à constituição do Condado Portucalense e Reconquista e aí, o nome “Santa Maria” já tinha continuação. “Feira”. De onde virá este nome? Aqui parece ser consensual a opinião dos historiadores e arriscam uma opinião. Durante os séculos III e IV, um povo denominado de Franco conquistou grande parte do continente europeu e exerceu um vasto poder influenciando economia, sociedade, política e comércio. Nesta civilização surgem umas feiras – locais onde se comercializam produtos – intituladas de Francas. Certamente nas Terras de Santa Maria realizava-se uma importante Feira Franca e a região passou a ser conhecida pela sua feira. Importante é também o facto de as Feiras Francas durante séculos serem os principais locais de comércio. Por Feira Franco entende-se, também, uma feira sem franquia. Ou seja, sem taxa. Por isso é usual um local ser reconhecido “pelo sítio onde se realiza a feira”. A Feira Franca manteve-se durante muito tempo nestas terras.
O primeiro documento historiográfico conhecido com o nome de Feira nestas paragens é em 1117 numa Carta o Couto de Osseloa. Neste documento fala-se da feira e não do sítio onde se realiza a feira...
Assim temos a união entre Santa Maria e Feira. Outro dado importante é relativo ao termo “Terras” que antecede o de Santa Maria durante a Época Medieval. A posse de terra neste período – e mesmo agora – assume crucial importância. Era normal atribuir-se esse termo antes de determinado nome. Para servir de exemplo proponha uma observação pelo caso de Fiães. O seu nome deriva de Ulfilanis Villa que não é mais do que dizer a “Terra de Ulfila”. Noutro artigo explicarei este caso específico.
Espero que tenha sido simples perceber de onde vem o nome Santa Maria da Feira. Afinal gostamos sempre de saber a História de onde vivemos.